quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Exageros poéticos

O poeta é um exagerado. E às vezes é nisso que consiste a poesia, em exagerar. Portanto não se assustem. Escrever poesia é expressar um sentimento, então o poeta precisa exagerá-lo para que o leitor consiga ter pelo menos uma idéia do que é, mas só o poeta sabe a intensidade dos seus sentimentos, e isso não pode ser transferido.
Quando se escreve, em uma poesia, sobre uma mulher, ela não é simplesmente bela, é perfeita, divina, inalcançável...As dores deixam de ser sentimentos normais do ser humano e se tornam desgraças insuportáveis, assim como a alegria passageira se torna a visão do paraíso.
Poesia não se lê, se sente. É necessário se colocar na posição do poeta e tentar sentir o que ele sentiu. Não se deve condenar um poeta pelo que ele escreve, não se critica uma poesia se você nunca sentiu o que o poeta quis expressar, mas um dia na sua vida você sentirá e compreenderá. E talvez quando você estiver só, quando todos estiverem dormindo, quando não houver ninguém para ouvir sobre o que você sente, você também escreverá uma poesia e, ao lê-la, se assustará com seus próprios exageros.

Um comentário:

defélix, disse...

muito bom ... falou tudo meu caro. e depois me diz que não é poeta ... HAHAHA'